segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Você sofre de mal humor?


Muitas pessoas acreditam que o nosso humor é influenciado unicamente por fatores ambientais como os locais que frequentamos, as pessoas com quem trabalhamos ou os níveis de estresse aos quais estamos expostos. Segundo alguns nutricionistas a alimentação também tem influência direta sob o nosso humor.
A especialista explica que determinados alimentos possuem substâncias que, se não são capazes de anular todos os fatores que influenciam negativamente o nosso humor, podem, ao menos, diminuir nossa vulnerabilidade.
— A dica é colocar na dieta alimentos que estimulam o funcionamento do sistema nervoso. Eles podem ajudar a diminuir a irritação e espantar a tristeza — explica a nutricionista.
Veja oito alimentos que podem influenciar positivamente sob o nosso humor:
01 - Alface
Ótima para amenizar a irritação. O talo dessa plante tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, ela é rica em fosfato. A falta deste elemento no organismo causa depressão, confusão mental e aumenta a sensação de cansaço.
02 - Banana
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Tem estas virtudes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Além disso, por possuir vitamina B6, que produz energia no organismo, pode influenciar na nossa disposição para cumprir tarefas do dia a dia.
03 - Mel
Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
04 - Espinafre
A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, o espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
05 - Frutos do mar
Possuem zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo a sensação de cansaço e ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega-3), essencial para o bom funcionamento do coração.
06 - Laranja
Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente na sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. É também uma fruta energética, hidratante e previne a fadiga.
07 - Ovos
Os nutrientes do ovo que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.
08 - Uvas
Fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonoides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário