sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pele bonita e nutrida



Para que possamos manter a pele saudável, segundo o Ayurveda, é imprescin­dível a boa alimentação e a boa síntese de nu­trientes (minerais e vitami­nas). Todo o processo começa com a qualidade dos alimentos a ser ingeridos e a quantidade de excreções a ser expelida (urina, fezes e suor), chamado de três malas (em sânscrito).

Se todo o sistema do corpo estiver bem nutrido e bem lim­po, conseguimos cuidar da pele de uma forma mais natural sem utilizar métodos invasivos.

Receitas do Ayurveda para rejuvenescimento e estética facial

Usamos diversas técnicas para hidratar e harmonizar cada tipo de pele. Seguem algumas dicas para manter a pele mais hidratada, porém não é só usando hidratantes que conseguimos a harmonia. Tudo depende de um processo de limpeza, hidratação, tonificação, rotina diária, massagem com pouco óleo medicado, compressa ou vapor com ervas, esfoliação, máscara nutritiva e alimentação.

Para iniciar um tratamento na pele, é necessário que ela esteja limpa e de preferência realizar uma esfoliação.
A esfoliação pode ser feita com:
50 ml de óleo de rosa mosqueta
5 g de pó fino de calêndula*
5 g de pó fino de rosas*
2 gotas de óleo essencial de lavanda
Essa esfoliação pode ser realizada em todos os tipos de pele.

SE UTILIZARMOS OS DOSHAS (VEJA QUADRO ABAIXO)

As esfoliações devem ser suaves e não abrasivas, mas eficientes para estimular a circulação e limpar os poros, removendo a pele morta e estimulando o nascimento de pele nova, com tônus e brilho.
Friccione a mistura em pequenas áreas da pele, em sentido ho­rário. Lave com água fria.
KAPHA: Pele normal: farinha de aveia, manjericão, pó de sândalo e pétalas de rosas. Misture para formar uma pasta com água mineral, leite frio ou chá de confrei.
VATA: Pele seca: farinha de lentilha vermelha ou de grão-de-bico, com germe de trigo, pó de amêndoas, ágar-ágar, ashwaganda, haritaki, feno-grego, manjericão e pétalas de rosas. Misture tudo com suco de aloe vera, creme de leite ou leite.
PITTA: Pele oleosa: farinha de cevada, amalaki, coentro, manjista, neem, pó de sândalo e lavanda. Misture tudo em suco de aloe vera ou óleo de rosa mosqueta.

PEELING NATURAL

Bater mamão até ficar em ponto de creme e aplicar na pele. O mamão possui uma quantidade de ácido que renova a pele e não agride. 
aplicação de máscaras

PARA PELES OLEOSAS E COMBINADAS

(no caso de acneicas, acrescente 2 gotas de tea tree)MÁSCARA: argila verde + 1 gota de hortelã-pimenta + 2 gotas de cipreste.AÇÃO: Máscara adstringente e refrescante que combina a microesfoliação da argila verde com o efeito tensor e adstringente do óleo essencial de cipreste para promover tonicidade e maciez à pele, bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta. Promove uma suave sensação de frescor. Auxilia no controle da oleosidade.

PARA PELES SENSÍVEIS, DESIDRATADAS E MANCHADAS.
MÁSCARA: argila branca + 2 gotas de lavanda + 1 gota de palma rosa
AÇÃO: Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argila branca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e da palma rosa para promover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.

PARA PELES ENVELHECIDAS E CANSADAS
MÁSCARA: 
argila preta + 2 gotas de copaíba + 1 gota de gengibreAÇÃO: Máscara regeneradora e nutritiva para peles cansadas e desvitalizadas que combina, de forma sinérgica, o efeito estimulante do gengibre com a ação regenerativa e hidratante da copaíba, potencializado pela renovação celular promovida pela ação esfoliante da argila.
PARA TODO TIPO DE PELE INFLAMADA

MÁSCARA: argila cinza + 1 gota de gerânio + 2 gotas de tea tree + 1 gota de lavanda 
AÇÃO: Máscara cicatrizante e anti-inflamatória, produzida pela argila com a ação dos óleos essenciais de gerânio e lavanda, que ajudam a equilibrar as peles com acne de origem hormonal, por tensão ou estresse.

PARA PELES MISTAS E DESVITALIZADAS

MÁSCARA: argila marrom + 1 gota de laranja + 1 gota de mirra + 1 gota de lavanda 
AÇÃO: Máscara esfoliante e nutritiva, que combina a microesfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de mirra e laranja. Ajuda no tratamento de rugas finas, peles manchadas e desvitalizadas.

PARA PELES OLEOSAS

MÁSCARA: argila amarela + 1 gota de cipreste + 1 gota de copaíba + 1 gota de lavanda
AÇÃO: Máscara revitalizante e adstringente que combina a microesfoliação produzida pela argila e potencializada pelos óleos essenciais de cipreste e copaíba. Ajuda no tratamento de peles desvitalizadas e com rugas finas, com poros dilatados.

Após a aplicação da máscara, faça uma massagem vigorosa com óleo de rosa mosqueta.




                                                                                Importante:

Procure uma nutricionista para recomendar a quan­tidade de alimentos necessários de acordo com a sua necessidade bioquímica de cada um. As por­ções recomendadas foram feitas de acordo com os órgãos responsáveis pelo parâmetro de nutrição em nosso país.
Cris Ayres é estudiosa de física quântica e dedica-se há oito anos ao estudo do Ayurveda.


FONTE: SITE TERRA

7 comentários:

  1. olá! vim retribuir a visitinha no meu cantinho http://cosmeticosbrasilieros.blogspot.com/, apareça sempre por lá!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi já estou aqui te seguindo, ok?Adorei o blog é lindo! Muito fofo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii...
    Conhecendo seu blog hoje!
    E pele bonita exige muito da gente né... eu acho!


    bjus.

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi neusa, vim te conheecer atravées do site Assuntos de Mulher, quando der, te convido a conhecer meu cantinho. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  5. Participando do seu blog, muito boa a postagem dicas valiosas.
    Convido para participar do meu tb este mês tem festival de sorteios, será um por semana e outros surpresas.
    www.garotajambo.blogspot.com

    Clau Jambo

    ResponderExcluir
  6. brigada meninas por me prestigiarem
    bjuuus

    ResponderExcluir