quarta-feira, 18 de maio de 2011

O V dos gansos

Achei lindoooo



O  ''V'' dos gansos : Exemplo de trabalho em equipe
Fabrício Jesus da Silva

No outono,quando se vê bandos de gansos voando  rumo ao Sul, formando um grande “V” no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás, a resistência do ar diminui para cada ganso a medida que mais longe  fica do cume. Em geral, o bando se beneficia de pelo menos 71%  a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.
Pessoas que têm a mesma direção e sentido de equipe podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil pois se beneficiam do impulso mútuo.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra novamente em formação.
Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança. Assim todos se ajudam de forma a garantir a sustentabilidade até o seu destino final.
Todos têm seu papel definido, ficando para os gansos de trás o trabalho de gritar encorajando os da frente para que mantenha a velocidade.
Quando um ganso adoece ou é ferido, deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem para ajuda-lo e protege-lo.
Chego a conclusão que o vôo dos gansos rumo ao Sul no outono é um grande exemplo de trabalho em equipe onde todos têm o mesmo objetivo, meta e compromisso com o sucesso.



6 comentários:

  1. Fantástico esse texto Neusinha e nos dá um belíssimo ensinamento!

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindo isso. Há muitas pessoas que não sabem trabalhar em grupo eu vejo muito isso no meu trabalho (sou professora). Mas é porque elas não fazem ideia do quanto realmente se beneficiam trabalhando assim. Que bom seria se todos seguissem o exemplo dos gansos ;)
    bjo grande pra vc com carinho flor.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!Amei o post! Tem lindos selinhos pra você la no meu blog!! Bjão ♥

    http://adoravelnecessaire.blogspot.com
    @PathyAmorinha

    ResponderExcluir
  4. Neusinha,
    Esse texto é maravilhoso. Fiquei conhecendo-o há cerca de uns dois meses em uma dinâmica de grupo que fizeram com um grupo de colegas que participam de um treinamento. Pra que pensar com uma cabeça só, se duas pensam mais e melhor?! Parabéns pela postagem, estimula bastante o espírito de equipe.
    Vou passar o fds fora mas vou continuar postando, só não sei se poderei te visitar. Não se esqueça de mim, segunda eu volto!
    Beijos e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo blog e por escrever tão bem
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Hi dear! Your blog is so amazing!
    I'd love if you follow me, I'll certainly follow you back :)

    Kisses
    www.annymart.ru

    ResponderExcluir